Brilhante interpretação de Jackson Antunes faz com que o público o "odeie"
Em 2003, o escritor Manoel Carlos também levou o assunto ao horário nobre, em Mulheres Apaixonadas. Raquel, papel de Helena Ranaldi, sofreu com as raquetadas de Marcos (Dan Stulbach).
"No caso da Raquel era mais complicado porque ele era amável, e as mulheres acabam ficando presas nessas situações. Já o Leonardo não tem nada que presta. Ela não tem por que continuar ao lado desse homem", compara Helena Ranaldi, acrescentando que até hoje as pessoas a abordam na rua por conta de Raquel.
"Foi muito marcante. As pessoas ficavam indignadas com o que viam. Na verdade, no caso deles, era uma violência 'sugerida', não aparecia ele batendo. Só os gritos e o desespero daquela mulher".
Nem o filho de Jackson Antunes aliviou o actor na cena de agressão à mulher Catarina (Lilia Cabral), exibida terça-feira em A Favorita. "Pai, sei que não é você, mas eu te odeio", disse o menino José Vitor, 9 anos. Na quarta, Jackson quase não saiu de casa, mas a passagem rápida pela locadora foi suficiente para ele ser "condenado". "Um rapaz disse que 'só a pena de morte resolveria para ele'", contou o ator, aos risos, e disposto a levar a sugestão ao autor, João Emanuel Carneiro.
Em A Favorita, a submissão de Catarina continua. Sábado, na casa de Copola (Tarcísio Meira), Mariana (Clarice Falcão) conta que a mãe apanhou de Léo. Mas, Catarina mente e diz que está tudo bem. Ela mostra o braço roxo da mãe, que fica constrangida e vai embora.
Perguntado sobre o destino de Leonardo (Jackson Antunes) em "A Favorita", o autor, João Emanuel Carneiro, só responde que ele não vai morrer. Mas evita dar detalhes.
— Eu ainda não sei o que vai acontecer com ele, ainda temos muita novela pela frente, mas morrer ele não vai — garante Carneiro.
Jackson Antunes, entretanto, acha que morrer seria um bom castigo para o malvado personagem que maltrata a família.
— Acho que seria uma boa forma de castigá-lo, embora seja, sem dúvida, o caminho menos doloroso para ele. A Catarina (Lília Cabral) só não pode é chorar a morte desse marido. Se isso acontecer e ela chorar, ele deveria voltar para puxar o pé dela — brinca o actor, muito mais bem-humorado do que seu carrancudo personagem.
Antes do destino final, ainda indefinido, estão previstas mais maldades. Nos próximos capítulos, depois de mais uma briga com o marido, Catarina vai sair de casa. Arrependida, vai voltar. O marido não vai gostar da mudança de ideia.
— Quando ela volta, ele a espancará violentamente — adianta Antunes.
Os filhos também não serão poupados. Em uma das próximas cenas, Domênico dirá ao pai que queria ser filho de qualquer pessoa, menos dele.
As maldades de Leonardo têm extenuado o actor, que chega em casa cansado e com dor nas costas por causa da tensão.
— Eu sou inteiramente visceral. Fico com o corpo todo dolorido, é uma tensão fisica muito grande. Esses dias, ele deu uma trégua, pediu desculpas a Catarina, veja só, por estar trabalhando demais. Mas eu não acredito nisso, não — diz o actor, rindo. — Ele não me engana, acho que continuará sendo mau até o fim da novela, morrendo ou não.