Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Favorita

Blog sobre a novela A Favorita

Blog sobre a novela A Favorita

A Favorita

29
Ago08

Parabéns Jackson Antunes!

Tititi

ZÉ Paulo Cardeal/TV GloboOntem o Leo de A Favorita fez 55 anos! Eu fiz o post mas depois esqueci-me de postar.Em quem Leonardo é inspirado?
Em milhares de pessoas. Não é difícil achar inspiração para fazer personagens mal-educados. Infelizmente, me inspirei bastante em um parente próximo, que tem um casamento conturbado e não sabe se relacionar com as pessoas.

Há um momento em que haverá uma virada de Catarina (Lília Cabral). Como ele vai reagir?
Imagino que vai reagir da maneira mais estranha e negativa possível. Ele sempre diz que quem manda naquela casa é ele. E, quando perder a mulher, quem vai mandar na casa? Não quero apostar na reação dele. Se bem que pessoas como ele podem ser covardes. Talvez ele chore e se entregue à bebida, quem sabe?

Torce por algum desfecho?
Gostaria que aquela família fosse feliz e que ele, por muito sofrimento, conseguisse chegar à conclusão de que o bem vale a pena, de que aquilo tudo é muito pequeno. O João Emanuel Carneiro (autor da novela) coloca frases do tipo ‘você notou alguma diferença em mim, meu bem?’; ‘o que foi, você está doente?’, que são a base sarcástica do Leonardo. É um reflexo da sociedade moderna, em que desapareceu o amor, afeto e carinho.

Tem alguma defesa para ele?
Nenhuma. Eu tinha defesa para o Damião, que era matador, porque conheci tipos assim que já fazem parte do folclore, ou seja, que justificavam suas mortes dizendo que estavam cumprindo ordens. Mas não há defesa para quem humilha o próximo, desrespeita e rebaixa. Espero que ele pague pelo que faz. Nenhuma razão é o bastante para um pai jogar o filho pela janela.

Machões e rústicos são sua especialidade na TV. Por quê?
Esta pergunta deveria ser feita à minha esposa (risos). Dizem que sou o Charles Bronson brasileiro, mas acho que sou Charles Bronson sem dinheiro (risos). Acho que é porque tenho um tipo mais rústico, sou do interior de Minas e é muito gostoso ser o vilão, é engraçado. Peço desculpas à Lília Cabral, que é maravilhosa. Na verdade, é ela quem reforça o personagem, por ser tão submissa e responder com candura e doçura a todas as suas ordens. Assim, a maldade do marido fica enorme.

Que personagem ainda quer fazer na televisão?
Você sabe que eu gostaria de fazer um personagem com terno e gravata? Até fiz um parecido em Anjo mal (1997), o Fred Jordão, também marido da personagem da Lília Cabral. Naquela novela, eles se amavam. Mas queria fazer algo além disso, um homem que não gostasse de galinha caipira como eu, nem de cheiro de estrume de cavalo, nem de viola.

E o bigode, onipresente em seus personagens, é preferência sua?
É, sim. Bigode na minha terra é documento. A dupla Tião Carreiro e Pardinho, do Norte de Minas, sempre fez muito sucesso na minha terra e meu pai me pediu que cultivasse o bigode para ficar parecido com o Tião.

A novela está cheia de sertanejos. Não vai dar uma palinha?
Acho que não. Esse homem não merece cantar uma viola. Reza uma filosofia entre os violeiros de que a mão só arranha a viola. Mas, pessoalmente, gosto de tocar uma viola.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Enquete

Resultado da 1ª enquete: Quem está falando a verdade? Donatela 66% | Flora 34% | 228 votos Resultado da 2ª enquete: Halley ama Lara de verdade? Sim 50% | Não 22% | Nem ele sabe 28% | 208 votos Resultados da 3ª enquete: Com quem Cassiano deve ficar? Alícia 40% | Lara 38% | Céu 27% | 244 votos Resultados da 4ª enquete: Qual dos vilões deve morrer? Flora 51% | Os três 21% | Dodi 18% | Silveirinha 10% | 312 votos Resultados da 5ª enquete: Catarina fica com... Vanderlei 43% | Stela 41% | Sozinha 15% | Leo 1% | 130 votos

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub