17
Jan 09

O último capítulo de A Favorita exibido ontem no Brasil conquistou 49 pontos de audiência com picos de 53, superior a Duas Caras que obteve 47, mas inferior ao record conseguido na última quinta-feira, capítulo do casamento de Donatela e Zé que conseguiu 52 pontos, a média mais alta alcançada.

João Emanuel Carneiro está muito chateado pelo facto do final ter sido revelado à uma semana atrás. Mesmo assim ele despistou a imprensa dizendo ter escrito outro final mas na verdade não escreveu.

Depois de O DIA divulgar com exclusividade na coluna Telenotícias os finais de A Favorita, há uma semana, a TV Globo iniciou uma série de procedimentos para tentar identificar quais pessoas poderiam ter repassado a informação ao jornal.

O pedido foi feito pelo próprio autor da novela, João Emanuel Carneiro, que, irritado, durante a semana anunciou que faria mudanças no último capítulo, o que não aconteceu. Irritado, João Emanuel chegou a fazer ameaças nesta sexta-feira em entrevista à publicação.

"Nunca mais na minha vida vou dar nenhuma notícia para o jornal 'O Dia' e vou tratar também para que a empresa (TV Globo) não mais se relacione com esse jornal por ter publicado isso", disse o novelista. No período de exibição de sua obra, Carneiro já havia se recusado a conceder entrevista ao jornal.

Desde o fim de semana, veículos de imprensa vêm noticiando o mal-estar dentro da emissora após a publicação do furo. Reportagem da revista Veja do último domingo sustentou que o autor ficou muito irritado com o vazamento de cenas importantes do último capítulo e decidiu fazer mudanças. Na sexta, o colunista Daniel Castro, da Folha de S. Paulo, escreveu que uma CPI foi instalada para apurar quem vazou a informação. Até mesmo uma publicação da Infoglobo, que pertence às Organizações Globo, descreveu como "caça às bruxas" a investigação.

A emissora se pronunciou apenas em texto da Central Globo de Comunicação. "Especulações e fantasias sobre o final de uma trama contribuem para sua divulgação. A TV Globo, assim como qualquer empresa séria, reage a eventuais atitudes desleais."

Antecipar finais de tramas é objecto de cobiça da imprensa. E há autores que até defendem a divulgação para criar mais expectativa. "A imprensa sempre contribui, jamais destrói. O facto de vazar já acontece há anos. Os autores sempre ficam preocupados, mas isso sempre vai acontecer e o público nunca deixará de acompanhar. Desperta ainda mais o interesse", aposta o actor Jackson Antunes, o Léo de A Favorita.

Mesmo sem defender a idéia, alguns autores acreditam que isso não atrapalha em nada o sucesso do último capítulo. "De modo geral, a divulgação antecipada não prejudica a audiência. Não basta apenas saber o que vai acontecer, o público quer saber como os factos vão se desenrolar", opina Ricardo Linhares, autor de Paraíso Tropical ao lado de Gilberto Braga.

"É evidente que saírem na imprensa momentos da trama ajuda na divulgação", admite Benedito Ruy Barbosa, que evita divulgação dos capítulos finais. "Os autores se queixam sempre", analisa o autor Benedito Ruy Barbosa. "Em 'Pantanal' (exibida em 1990 na extinta TV Manchete e reprisada recentemente no SBT), a (também extinta) revista 'Manchete' publicou o final e eu fiquei louco da vida. Então mudei algumas coisas", lembra ele.

Ficam aqui umas fotos da festa que os actores fizeram para assitir ao último capítulo. Amanhã posto as reacções deles.
Roberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto TeixeiraRoberto Teixeira

Quanto aos rumores de gravidez de Claudia por causa das cenas em que esta apareceu mais gordinha na zona do abdómen, ela diz que teve que ficar mais gordinha e disse mais uma vez que por enquanto não vai aumentar a família, primeiro vai descançar. Mas a barriguinha dos últimos capítulos parecia mesmo de grávida, prestem atenção nas cenas dela.Marcos Faber

A média dos últimos 30 capítulos de “A Favorita” foi de 44 pontos contra 11 da segunda colocada. Mas, apesar da reviravolta, a audiência final da trama, após os seus 197 capítulos exibidos, ficou abalada. Segundo dados consolidados do relatório do Ibope a história chega ao fim com 39,6 pontos de média na Grande São Paulo. É a terceira pior média do horário, só fica a frente de Esperança e Suave Veneno, que respectivamente marcaram 38 pontos.


Músicas


pesquisar neste blog
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



26


O elenco
Visitas
Enquete
Resultado da 1ª enquete: Quem está falando a verdade? Donatela 66% | Flora 34% | 228 votos Resultado da 2ª enquete: Halley ama Lara de verdade? Sim 50% | Não 22% | Nem ele sabe 28% | 208 votos Resultados da 3ª enquete: Com quem Cassiano deve ficar? Alícia 40% | Lara 38% | Céu 27% | 244 votos Resultados da 4ª enquete: Qual dos vilões deve morrer? Flora 51% | Os três 21% | Dodi 18% | Silveirinha 10% | 312 votos Resultados da 5ª enquete: Catarina fica com... Vanderlei 43% | Stela 41% | Sozinha 15% | Leo 1% | 130 votos
Links



That's So Raven Blogando! Assece Já!
blogs SAPO