28
Dez 08

Dois canais concorrentes da Rede Globo tiveram "depoimentos" de pessoas que disseram seguir A Favorita, trama global. É bem verdade que Silvio Santos faz uma propaganda e tanto com o seu "após a Favorita, mude de canal e veja Pantanal", mas acho que o patrão não esperava uma declaração explícita de sua pimpolha favorita, a pequena Maísa (que disse que via A Favorita). A questão é que ele sempre tira de letra situações como essa, sabe improvisar muito bem.
Mas lá pelos lados da Rede Record o buraco foi mais embaixo. Estavam com a "famosa" gaga de Ilhéus e foram surpreendidos quando a questionaram se ela via Os Mutantes. Claro que não: ela declarou assistir a fa-fa-fa-Favorita. Ou seja, as duas se somaram a outros famosos, como Regina Duarte,  que já se declararam fãs do folhetim de João Emanuel Carneiro.
O colunista que vos fala faz isso desde a estreia da novela e não tem vergonha nenhuma disso. Aliás, é motivo de orgulho poder falar de um trabalho tão bem feito. Não somente por conta do texto atraente de Carneiro mas também por poder conferir atuações do mais alto nível. Esse ano, por exemplo, fica difícil escolher entre actrizes como Claudia Raia, Lilia Cabral e Patricia Pillar para decidir a melhor de 2008.
Outra coisa interessante são os actores mais experientes cada vez mais ganhando espaço e dando show de interpretação. O quarteto amoroso formado por Glória Menezes, Mauro Mendonça, Tarcísio Meira e Suzana Faini é digno de palmas e dos melhores elogios. Nos últimos capítulos especialmente com relação à Suzana, uma actriz que andava esquecida pela TV e hoje emociona ao fazer Dona Iolanda transparecer ao telespectador toda a angustia e ressentimento da personagem.
Também é preciso reconhecer um defeito de João Emanuel que com o tempo ele soube superar. No início, somente a trama policial que envolve Flora e Donatela tinham cores. Agora, finalmente todos os personagens ganharam vida e, com isso, tornaram A Favorita ainda mais interessante. Até o maluco Augusto César vivido por José Mayer se beneficiou com a presença de Donatela no seu núcleo. E, falando na personagem, Claudia Raia conseguiu o que poucas actrizes conquistam: a torcida do público por uma mocinha - geralmente preferem as vilãs. Aqui cabe destacar Miguel Rômulo, como o Shiva, com certeza uma das novas revelações da TV nacional. O garoto tem talento.
A Favorita é uma novela redonda, caprichada e com uma trama extremamente viciante. Digo e repito que a coluna Cena Aberta não tem vergonha alguma de se revelar fã de um folhetim tão bom, assim como já fez com Essas Mulheres anos atrás. Bons trabalhos devem sempre ser reconhecidos e A Favorita, sem a menor sombra de dúvidas, entra para a história como uma das melhores novelas já apresentadas na TV. Pena já estar acabando.

Na Telinha

Pois é, pena mesmo já faltar pouco para o final. Duvido mesmo muito que Caminho das Índias tenha a qualidade d'A Favorita pois parece ser aquelas novelas "de rotina", ou seja, o famoso triângulo amoroso como trama principal, Juliana Paes, Márcio Garcia e Rodrigo Lombardi. Duas Caras não teve como tema principal a história de amor de Maria Paula e Ferraço, até porque não começou como história de amor, mas sim um golpe. A Favorita então nem se fala, a trama principal sempre foi a rivalidade de Flora e Donatela, com Flora manipulando e conseguindo tudo o que era de Donatela que acabou por perder tudo, o triângulo Zé, Donatela e Flora, nem em 2º plano vem, é quase uma trama secundária, ou senão, mais um "objecto" que Flora quer ganhar de Donatela. Se há coisa que A Favorita não é é uma trama convencional, habitual, de rotina. É uma história completamente diferente do estereótipo das novelas que é sempre o triângulo amoroso, ou seja, o par principal e a vilã. Aqui não há nada disso, até existem 3 protagonistas! Lara também é protagonista, a história de Flora e Donatela gira em torno dela. O mocinho, Zé Bob já é uma personagem secundária que não está no foco das atenções como o triângulo amoroso.

Também Tony Ramos falou outro dia na responsabilidade que Glória Perez e os actores da sua novela têm em substituir uma novela tão boa e que agradou e prendeu tanto o público como A Favorita. Pois é, a tarefa é difícil, Caminho das Índias que se cuide, aliás até o nome da novela é mal feito, não devia ser Caminho das Índias, mas sim Caminhos da Índia porque Índia só há uma e caminhos há muitos!

A Favorita tem tudo para ficar na memória de todos nós como uma das melhores novelas de sempre, só tenho pena de quem não a acompanhou e ainda não acompanha, pois não sabem o que estão a perder!

Tony Ramos fala da responsabilidade em substituir A Favorita João Emanuel Carneiro, autor de A Favorita, tem ganho cada vez mais admiradores por seu trabalho na trama do horário nobre da Globo. E o mais novo fã confesso de A Favorita é ninguém menos que Tony Ramos. Em conversa com a reportagem de OFuxico, o actor elogia a novela “A Favorita é uma novela muito boa. "Nós, que estamos em Caminho das Índias, teremos a responsabiliade de substituir essa trama redondinha. Mas, felizmente, temos a Glória Perez, que é muito inspirada”, diz Tony.

O actor destaca que não tem a menor idéia do destino da vilã Flora (Patrícia Pillar) e confessa que, assim como a maioria dos telespectadores, se surpreende com as vilanias da personagem.

“Ela é impressionante!”, admite.

publicado por Tititi às 15:46

Músicas


pesquisar neste blog
 
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





O elenco
Visitas
Enquete
Resultado da 1ª enquete: Quem está falando a verdade? Donatela 66% | Flora 34% | 228 votos Resultado da 2ª enquete: Halley ama Lara de verdade? Sim 50% | Não 22% | Nem ele sabe 28% | 208 votos Resultados da 3ª enquete: Com quem Cassiano deve ficar? Alícia 40% | Lara 38% | Céu 27% | 244 votos Resultados da 4ª enquete: Qual dos vilões deve morrer? Flora 51% | Os três 21% | Dodi 18% | Silveirinha 10% | 312 votos Resultados da 5ª enquete: Catarina fica com... Vanderlei 43% | Stela 41% | Sozinha 15% | Leo 1% | 130 votos
Links



That's So Raven Blogando! Assece Já!
blogs SAPO