03
Out 08

O "Augusto César" faz hoje 59 anos! Parabéns Zé Mayer! Nos próximos capítulos, Augusto e Donatela beijam-se!

 

Site Oficial:

Ao contrário do eremita Augusto César, José Mayer não é nada radical. Mas, apesar de não ser simpático ao exagero do personagem, o actor se identifica com o gosto pela música e se interessa pela ufologia, embora ainda não acredite em vida extraterrestre. Se tivesse que abdicar de algo para seguir um novo estilo de vida, como fez Augusto César, Mayer confessa que abandonaria o excesso de informação do mundo moderno com facilidade, mas jamais desistiria da profissão, que, segundo ele, alimenta a sua vida. Confira na entrevista abaixo curiosidades sobre o actor e como ele analisa o personagem que ganhou fama de maluco.

Quais foram os maiores desafios para a interpretação e o que você está achando de fazer um personagem tão exótico?
O personagem aparece moderadamente na trama, mas marca presença. Acho o Augusto César maluco. E ele é diferente do que eu costumo viver na televisão. Costumo fazer homens fortes, articulados, donos de si. E aqui eu faço esse lelé sequelado (risos). A televisão sempre é difícil. É uma arte de muita rapidez, uma invenção artística que nasceu industrialmente e tem um alcance imenso. Sempre me custa muito, mas não tenho nenhuma dificuldade especial. Me dedico com muito esforço e espero que esteja funcionando bem. Mergulhar na cachoeira, por exemplo, foi bom. Ela não estava tão fria. O Augusto César é meio maluco, né... está sempre me dando trabalho. O autor me coloca em situações complicadas: eu fujo de mulheres, caio de árvores, me jogo em rios gelados, me flagelo como um muçulmano arrependido (risos). O que mais ele vai me aprontar? Mas eu me divirto, estou achando bem interessante. Está sendo gostoso.

Como você observa o radicalismo de Augusto César?
Desistir de uma carreira artística para mim é inexplicável. Há um radicalismo no Augusto César com o qual eu não simpatizo. Eu não gosto de radicalismo. Acho que no mundo de hoje, que se refaz a cada dia, os comportamentos e a tecnologia mudam muito rapidamente. A gente tem que ser bastante eclético e não radical. O Augusto é ortodoxo no seu exagero, embora às vezes ele mostre momentos de fragilidade. Na verdade ele não é tão convicto de suas ideias naturalistas, pois às vezes ele tem crises e contraria toda essa ortodoxia.

Do que você abriria mão com mais facilidade e o que teria mais dificuldade de largar, para seguir um estilo de vida como o do personagem?
Eu não conseguiria nunca abrir mão da minha profissão, como fez o Augusto César. É uma coisa que regula a minha vida. Eu jamais poderia desistir do meu ofício de actor, que é algo que me alimenta. A profissão é a escolha mais importante que fazemos na vida, é a nossa nutrição espiritual e interior. É o que será mais fiel a nós a vida inteira, seguindo conosco para sempre. E se ela for fonte de prazer e realização, se a sua escolha for feliz e honesta, você terá chances de reencontrar sempre na profissão o seu ponto de equilíbrio. Além da comida industrializada, eu abriria mão do excesso de informação. É difícil deixar de usar a internet, que é uma ferramenta essencial hoje em dia. Mas eu uso o e-mail de uma forma bem controlada. É difícil suportar tamanha carga.
O que você pensa sobre a ufologia? Você acredita em discos voadores de verdade?
Ainda não acredito em discos voadores. Fui a alguns encontros de ufólogos e percebi que são pessoas muito sérias, positivas e interessantes, que têm uma esperança grande de que a vida inteligente também exista fora da terra. Em geral, muita gente que está à procura do auto-conhecimento acaba passando pelo estudo dos Ufos. Acho que conhecemos pouco sobre esse assunto, pois não há a mínima documentação a respeito. Gosto de pensar na idéia de que existe vida inteligente fora da terra. Sempre tive muita curiosidade sobre esse assunto, mas continuo descrente - mesmo após o personagem - e a espera de que meus olhos vejam algumas coisas, porque já ouvi relatos de gente série, inclusive de colegas de elenco que não posso citar. As pessoas têm medo de se expor ao ridículo. Há um preconceito.

A paixão pela música é só coisa do personagem ou você também arranha algum instrumento na vida real?

Gosto muito de música. Para um actor, a música é muito importante, pois é possível desenvolver a sensibilidade através dela, técnica que muitos atores utilizam na preparação do personagem. Às vezes uma música sugere e inspira algo. Eu fiz o musical “Um Boêmio no Céu” há pouco tempo, em que eu cantava e dublava um violão. A música sempre fez parte da minha formação. Estudei piano durante cinco anos, canto e arranho no violão. Mas eu sou um músico eclético e amador. Gosto da MPB e a música clássica é a que mais me inspira no trabalho. Também adoro blues e rock. Aliás, eu sou dessa geração, né... A minha vivência pessoal e particular é com Rolling Stones, Beatles, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Led Zeppelin e Pink Floyd. Essa é uma afinidade que eu tenho com o Augusto César, embora ele tenha desistido da música.

Você acha que o Augusto César vai mudar e se tornar menos radical na trama?
O João Emanuel é um autor tão surpreendente que tudo pode acontecer. Eu não sei se um homem que chegou a esse nível de radicalismo consegue se recompor. Ter caído nos braços da Maíra é um aspecto mais saudável e positivo (risos). Porque mulher é uma salvação. Quando o homem não sabe o que fazer e tem uma mulher ao lado, ele tem alguma chance. As mulheres são, muitas vezes, um guia para os homens.

publicado por Tititi às 18:24

Músicas


pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





O elenco
Visitas
Enquete
Resultado da 1ª enquete: Quem está falando a verdade? Donatela 66% | Flora 34% | 228 votos Resultado da 2ª enquete: Halley ama Lara de verdade? Sim 50% | Não 22% | Nem ele sabe 28% | 208 votos Resultados da 3ª enquete: Com quem Cassiano deve ficar? Alícia 40% | Lara 38% | Céu 27% | 244 votos Resultados da 4ª enquete: Qual dos vilões deve morrer? Flora 51% | Os três 21% | Dodi 18% | Silveirinha 10% | 312 votos Resultados da 5ª enquete: Catarina fica com... Vanderlei 43% | Stela 41% | Sozinha 15% | Leo 1% | 130 votos
Links



That's So Raven Blogando! Assece Já!
blogs SAPO